25ª Viagem de Estudos

Em 2016, o Colégio Cruzeiro celebrou a 25ª Viagem de Estudos à Alemanha. Confira os depoimentos de alguns alunos que participaram deste projeto, iniciado em 1993, e compartilhe as suas lembranças sobre a viagem nos comentários.

emilia-castro

Emília Castro, viajou em 2003

“Eu participei da Viagem de Estudos em 2003, durante o verão alemão, no primeiro ano do Ensino Médio. Meu grupo ficou na Gesamtschule Marienheide, em Nordrhein-Westfallen. Como a escola ficava numa região de aldeias perto de Köln, alguns de nós morávamos em Marienheide e outros em Gummersbach. Eu acho que poderia citar diversos momentos marcantes daquele verão. Afinal, tudo era muito novo para nós. Mas eu acho que a recepção no aeroporto foi um dos momentos mais inesquecíveis, principalmente porque tínhamos aquela ideia de que não seríamos calorosamente recepcionados. Para minha surpresa, a minha Gastschwester veio correndo ao meu encontro, me abraçou forte sem nunca antes ter me visto e me disse ‘schön, dass du da bist!’. Algumas dessas amizades feitas à época perduram até hoje. Este ano vou ao casamento dessa mesma Gastschwester que me recepcionou com tanto carinho no aeroporto de Köln-Bonn. Acho que outro momento legal se deu no movimento contrário, quando eles foram ao Brasil em outubro do mesmo ano. Dava gosto em ver os alemães todos vermelhos de sol, passando uns dias conosco em Búzios.”

alexandra-seixlack

Alessandra Seixlack, viajou em 2003

“Quando eu fui, cada aluno ia para uma família. Ficamos concentrados na região de Colônia, onde frequentávamos um colégio alemão. Uma coisa que me marcou muito foi que, quando eu cheguei, minha família já estava esperando por mim no aeroporto e, se não me engano, no dia seguinte tinha uma festa de bodas. Estava toda a família deles. Só alemães e eu! E era uma festa bem tradicional, com comida alemã mesmo. Salada de batata, um porco inteiro na mesa.”

Ricardo Melianricardo-meliandede, viajou em 2006

“Chegamos no aeroporto no dia da vitória da Alemanha sobre a Argentina nos pênaltis. Nosso motorista do ônibus, em uma atitude até não muito alemã, atrasou pois estava vendo o final do jogo. Ficamos no saguão do aeroporto que estava transmitindo a partida ao vivo. Experiência única. Meu grupo foi acompanhado pela professora Elisabeth. A [professora] Marina era responsável pelo outro grupo, pois nos dividimos em duas cidades: a minha era Bad Kissingen e a outra foi Schweinfuhrt. Fomos estudar em um colégio, o Alexander von Humbolt. Moramos em casa de família lá. A foto é em frente à Prefeitura de Bad Kissingen, com o nosso grupo e seus respectivos ‘irmãos’ alemães.”

Gianlucca Papa de Mello, viajou em 2012

“Melhor viagem. Expandi meus horizontes. Toquei pandeiro no metrô e pude vivenciar a vida da juventude alemã.”

Victor Ribeiro A. Augusto, viajou em 2012

“Bom, há diversas memórias marcantes, mas acredito que as mais relevantes sejam: o primeiro encontro com a família que nos receberia, o primeiro albergue e as boas brincadeiras originárias do encontro entre nós, brasileiros, e a juventude alemã.”

Ana Carolina Camilo M. da Rocha, viajou em 2013

“Melhor experiência da minha vida. Lembro até hoje dos momentos com meus amigos no frio.”

Luiza Monteiro, viajou em 2013

“Uma das melhores experiências, independência extrema. Tudo de bom, alemão falado que nem sabia que realmente sabia falar!”

julia-veloso

Julia Veloso, viajou em 2014

“É muito importante você estar lá imerso na língua e saber que, se não tentar se expressar em Alemão, você não vai conseguir estabelecer contato. A fluência melhora, porque aqui, mesmo que você seja um aluno muito bom na gramática, é muito diferente quando você realmente tem que colocar em prática o que você fala.”

* Em novembro de 2015, ela pôde reencontrar seu “pai” alemão. A família de Sami Nassif, Diretor de Marketing da escola de Tübingen, recebeu a aluna durante a viagem.

Letícia Salamonde, viajou em 2015

“Eu sou tímida, então, no início, eu não conseguia falar, mas depois eu já estava discutindo política, estava falando como é o Brasil, falando sobre moda, garotos, sobre tudo. E isso era incrível. Eu me senti realizada. Além de você conseguir estudar alemão de verdade. Quando você vai para lá, você vive o alemão, começa a lembrar de coisas que você aprendeu quando era pequena, aprende novas palavras, vê uma cultura diferente.”

matheus-wolff

Matheus Wolff, viajou em 2015

“A viagem para a Alemanha é um momento que estamos esperando desde o início. Viajar com 60 amigos é uma experiência única na vida. O que mais fez diferença foi o contato com a família. Por coincidência, eles eram gregos. E além da cultura alemã, eu conheci a cultura grega, o que foi muito legal.”

julia-barukiJulia Baruki, viajou em 2015

“Eu, Anna e Rafaela somos melhores amigas e viajamos para Tübingen em julho desse ano. Anna e Rafa ficaram na mesma família e eu fiquei em outra. Depois de uma semana em nossas respectivas casas, tivemos uma incrível surpresa: nossas ‘mães alemãs’ eram melhores amigas! Elas viajavam juntas, trabalhavam juntas e iam para a mesma igreja. No nosso primeiro domingo na Alemanha, fomos ao culto com elas e no final da tarde, Anna, Rafa e a ‘mãe’ delas foram até a minha casa para um lanche. Ficamos conversando a tarde inteira sobre as diferenças culturais entre Brasil e Alemanha e como tudo isso foi uma enorme coincidência!”

 

img_4749

Maria Clara Sharp, viajou em 2015

“Minhas lembranças: Viajar para um lugar em que você ama a cultura não tem preço. Além da Alemanha apresentar segurança, organização e ótima qualidade de vida, foi lá que tive ótimos momentos proporcionados pela viagem de estudos do Colégio. Essa viagem também me proporcionou novas amizades e me fez conhecer mais a cultura alemã através da rotina da família e dos pontos turísticos. O que mais me chamou a atenção foi a escola em que estudamos, muito bem cuidada, oferecendo atividades diversas e entretendo os alunos com brincadeiras relacionadas à disciplina alemã. Com essa viagem me tornei mais independente, pois além de estamos em um grupo, tivemos que controlar nosso dinheiro, documentos etc.”

 

Deixe um comentário

