Jornal O Toupeira

Nos primeiros anos da década de 1990, alunos do Colégio Cruzeiro – Centro produziram o jornal O Toupeira, um sucessor do Darquinho. Idealizado pela equipe do Grêmio, o jornal publicava matérias escritas por alunos, fofocas na coluna “¿What’s up?”, além de ter uma seção dedicada a recados – todos com comentário dos editores.

“Como era um jornal colaborativo – fora a equipe de diagramação e eu como editora-chefe –todo o resto das matérias era feito pelos alunos. Eu conversava com as pessoas interessadas, sugeria pauta e esperava a pessoa me entregar a matéria”, contou Raquel Sarinho.

Com o nome inspirado em uma crônica do Arthur da Távola e logo criada por Bruno Almeida – “nosso desenhista de plantão”, segundo Raquel –, o jornal rodou nos anos de 1992 e 1993, mas a data da primeira edição gera controvérsias.

“De fato, refundamos o Grêmio em 1992 (o comunicado da eleição da chapa foi publicado em outubro de 1992). Tomamos posse no ano letivo de 1993. Tenho comigo exemplares do Toupeira dos anos 1993 e 1994. O complicado é que a primeira edição não foi publicada com data impressa (mas pode ter sido em 1992). Já a segunda edição é datada de fevereiro de 1993 (acho estranho pois o editorial alega ser a última edição do ano). Sinceramente, se minha memória não falha, o Toupeira teria vindo antes do Grêmio eleito”, disse André Renovato.

As publicações eram editadas pelos alunos Marcus Brandenburg e Gustavo Schoenaker. Após a recuperação dos arquivos e conversão dos mesmos para formato digital por Gustavo, todas as edições estão, agora, disponíveis no Centro de Memória e poderão ser conferidas no Dia do Ex-aluno da unidade Centro, mas disponibilizamos o jornal de fevereiro de 2003 para que todos possam ir entrando no clima do evento.

Você contribuiu com alguma história?

Deixe um comentário

