Jornal O Toupeira

Nos primeiros anos da década de 1990, alunos do Colégio Cruzeiro – Centro produziram o jornal O Toupeira, um sucessor do Darquinho. Idealizado pela equipe do Grêmio, o jornal publicava matérias escritas por alunos, fofocas na coluna “¿What’s up?”, além de ter uma seção dedicada a recados – todos com comentário dos editores.

“Como era um jornal colaborativo – fora a equipe de diagramação e eu como editora-chefe –todo o resto das matérias era feito pelos alunos. Eu conversava com as pessoas interessadas, sugeria pauta e esperava a pessoa me entregar a matéria”, contou Raquel Sarinho.

Com o nome inspirado em uma crônica do Arthur da Távola e logo criada por Bruno Almeida – “nosso desenhista de plantão”, segundo Raquel –, o jornal rodou nos anos de 1992 e 1993, mas a data da primeira edição gera controvérsias.

“De fato, refundamos o Grêmio em 1992 (o comunicado da eleição da chapa foi publicado em outubro de 1992). Tomamos posse no ano letivo de 1993. Tenho comigo exemplares do Toupeira dos anos 1993 e 1994. O complicado é que a primeira edição não foi publicada com data impressa (mas pode ter sido em 1992). Já a segunda edição é datada de fevereiro de 1993 (acho estranho pois o editorial alega ser a última edição do ano). Sinceramente, se minha memória não falha, o Toupeira teria vindo antes do Grêmio eleito”, disse André Renovato.

As publicações eram editadas pelos alunos Marcus Brandenburg e Gustavo Schoenaker. Após a recuperação dos arquivos e conversão dos mesmos para formato digital por Gustavo, todas as edições estão, agora, disponíveis no Centro de Memória e poderão ser conferidas no Dia do Ex-aluno da unidade Centro, mas disponibilizamos o jornal de fevereiro de 2003 para que todos possam ir entrando no clima do evento.

Você contribuiu com alguma história?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s