Eugênio Leite Borges

Prof. Nelson, Diretor Borges e prof. Barth
Diretor Borges, ladeado dos Professores Nelson e Barth.

Durante 41 anos, o Colégio Cruzeiro contou com o olhar atento de Eugênio Leite Borges. Natural de Manaus, o Professor foi admitido na Deutsche Schule em março de 1929. Professor Borges, como ficou conhecido, foi grande incentivador do desenvolvimento cultural do Colégio e, quando assumiu o cargo de Diretor, em 1942, teve o desafio de restabelecer a escola e reconstruir o nome da Instituição, abalada pela instabilidade política e econômica causada pela 2ª Guerra Mundial.

 

“Durante a guerra, o Colégio fechou e quando reabriu, todas as aulas tiveram que ser traduzidas para Português. Como eu era uma das poucas de família brasileira, às vezes lia os textos bem rápido, só para confundir os professores que eram alemães. Eu fui muito feliz aqui dentro”, contou Edith Werner, formada em 1942, que também matriculou os filhos no Colégio, entre eles a atriz e cantora Lucinha Lins.

Para Borges, o novo nome do Colégio, Ginásio Cruzeiro, simbolizava esperança. Na direção do Colégio, foi responsável pela introdução das viagens culturais e por reintegrar a Língua Alemã como curso livre.

001Em 1962, quando o Colégio Cruzeiro completava 100 anos, Eugênio Borges recebeu, em nome da Instituição, uma medalha de ouro cunhada por ocasião do Cinquentenário do Gabinete Fotocartográfico do Exército, com o respectivo diploma. A medalha trazia a efígie do fundador, o 1° Diretor do Gabinete Fotocartográfico, o Sr. Antonio Luiz de Freitas Pereira, que fora aluno da Escola Allemã de 1887 a 1889.

Mesmo após sair da função de Diretor, passada ao Professor Udo Dengler em 1965, Borges permaneceu na instituição até 1970 como Assessor Pedagógico, além de ter sido administrador da Sociedade de Beneficência Humboldt.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s