Jacob do Bandolim

Em 1927, era matriculado no Colégio Cruzeiro Jacob Pick Bittencourt. O aluno, então com 9 anos, pouco depois ganhou fama por sua contribuição para o chorinho e é lembrando até hoje como Jacob do Bandolim.

jacob e seus bandolins (9)

“O Jacob do Bandolim é um dos chorões mais importantes da música brasileira. Ele foi um dos primeiros músicos de choro a gravar com arranjos específicos e a ensaiar seus músicos. Ele foi responsável pela criação do conjunto Época de Ouro, que é uma das maiores referências do gênero choro. Além de ter sido um grande compositor, que fez grandes sucessos como Assanhado, Doce de Coco, Noites Cariocas, Santa Morena, Benzinho, ele também foi considerado o maior intérprete do bandolim. Ele tocou com muito sentimento, de forma muito interpretativa. Era um músico excelente. Tem importância também enquanto pesquisador, pelo resgate de muitos chorões do século retrasado. Ele gravou muita coisa do Ernesto Nazaré e de outros compositores que não foram contemporâneos à ele e deu continuidade a esse repertório, não deixou ele ser esquecido”, contou Guilherme Ayres Sá, Professor de Música do Colégio Cruzeiro – Centro.

Para quem quiser saber mais sobre o artista, o Professor Guilherme indica o livro “Jacob do Bandolim”, de Ermelinda de Azevedo Paes, o LP Vibrações, de 1967, e o site do Instituto Jacob do Bandolim.

Na foto, livro de registro do Colégio Cruzeiro com a matrícula de Jacob Pick Bittencourt em 29 de março de 1927.

jacob

Em 2012, na Tarde Cultural em comemoração aos 150 anos do Colégio Cruzeiro, o músico foi homenageado pelo grupo de violões da unidade Centro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s